quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES: UMA VISÃO POSITIVA

Desde que o mundo surgiu, constata-se a ocorrência de uma série de conflitos existentes na vida humana, sejam em termos pessoais, sejam em termos profissionais. Na medida em que o homem evolui os conflitos surgem e sofrem constantes alterações. Os conflitos mudam de intensidade, magnitude e com o tempo. Em sua maioria, os conflitos surgem de opiniões antagônicas que geram discussões entre as partes envolvidas. Saber lidar com eles é de fundamental importância, principalmente quando se trabalha em equipe dentro das organizações. 

Atualmente, as teorias sobre conflito recebem enfoques diferentes. A percepção mais recente do conflito defende que ele pode ser visto como algo que impulsiona a inovação e a criatividade do grupo. O conflito hoje em dia nas organizações já não é mais visto como algo negativo, e sim de que, quando bem administrados por seus gestores, podem ajudar a organização, pois permitem diagnosticar precocemente desestruturações futuras nas relações profissionais que afetam diretamente na gestão das organizações.

Em geral, o conflito deve ser visto como algo sério dentro da organização, sendo capaz de gerar condições caóticas que tornam completamente impossível uma convivência saudável entre as pessoas envolvidas nos processos administrativos das organizações, impedindo de certa forma o desenvolvimento do trabalho em equipe. Nesse sentido, o conflito pode ser definido como uma divergência de perspectiva, constituindo-se como um fator gerador de tensão por pelo menos uma das partes que estão envolvidas, ou seja, traduzem uma incompatibilidade nos objetivos. Desse modo, a concepção é que o conflito deve ser evitado, visto que é compreendido como violência e destruição. 

Na segunda metade do século XX o conflito deixou de ser visto apenas como algo negativo. Hoje em dia, ter níveis de conflito é visto como potencialmente positivo, um bom indicador da gestão efetiva e eficaz das organizações. Muitos afirmam ser o motor do desenvolvimento social, de modo a estabelecer relações cada vez mais cooperativas, e a procurar alcançar solução integrada do problema beneficiando a todos. São vistos como motivadores de mudanças individuais e organizacionais, pelo fato de motivarem o debate de idéias e a curiosidade, além de contribuir com soluções criativas para os problemas. A inexistência de conflito ou sua ocorrência pouco freqüente deixa a organização vulnerável à estagnação, à tomada de decisões empobrecidas, mesmo à falta de eficiência, ao contrário, possuir conflito em demasia pode encaminhar a organização diretamente ao caos.

Em suma, o conflito tem várias visões dependendo do modo como é abordado pelos gestores. Se bem administrado poderá ser sinônimo de algo positivo para a organização. Contudo os níveis de conflito devem ser mantidos em um nível administrável, pois se houver um elevado índice, não mais será visto como positivo e sim como algo destrutivo. Assim como existe a riqueza e a pobreza, empregados e empregadores, os conflitos existem e sempre existirão, a questão é como encará-los de forma que nos direcione a seguir o caminho mais adequado para a solução dos problemas.

Por Flávia de Freitas Lopes, graduanda em Administração de Empresas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Secretária Executiva da Incubadora do Agronegócio de Mossoró - IAGRAM.

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